quinta-feira, 18 de março de 2010

Jogo de Xadrez no Amor

O jogo de xadrez consiste em um jogo de muito raciocínio lógico, paciência, criatividade e perspicácia. Cada jogador tem sua vez de jogar e o parceiro fica a espera da jogada.

A aplicação deste jogo no amor consiste em utilizar no relacionamento as características do xadrez.

Inicialmente, o raciocínio deve ser priorizado, ou seja, ser racional no relacionamento evita arrependimentos de atitudes cometidas no calor da emoção. Raciocinar sobre o que está acontecendo é uma das chaves para o sucesso do relacionamento. Daí o porquê de pessoas racionais terem relacionamentos mais duradouros.

Paciência é uma característica que advém do raciocínio. O racional percebe que ser paciente e tolerante é a melhor atitude a ser tomada, pois ninguém é perfeito, todos têm suas "imperfeições", enxergar estas "imperfeições" individuais como insignificantes, ajuda a tornar a relação pacífica, sadia e duradoura.

A criatividade ajuda a sairmos das "saias justas", faz com que as situações difíceis sejam contornadas de forma inteligente, como por exemplo, fazer com que um relacionamento apagado pegue fogo novamente, e, por conseqüência, deixe a relação mais agradável.

A perspicácia também é uma das chaves de um bom relacionamento. Perceber o que se passa com o parceiro, o que está acontecendo na relação ou o que provavelmente o parceiro está pensando evita que a relação se torne um barco furado e afunde. Isto porque evitam-se conflitos e facilita-se a comunicação entre ambos.

Esperar o parceiro jogar é fundamental. Não se pode jogar duas vezes, deve-se esperar a vez do parceiro. O mesmo deve ocorrer no relacionamento. Se ele não telefona, não ligue para ele, a não ser que seja sua vez. Se ele não fala que gosta de você, ou que te adora ou que a ama, não fale também. Se o fizer, não diga novamente até que ele diga. Se ele não dá carinho após você ter acariciado-o, não retorne a fazê-lo até que ele o faça.

Isto deve ocorrer em qualquer fase da relação, com 1 mês, 1 ano, 10 anos ou 40 anos de duração. Sempre espere a jogada do parceiro. Ou seja, em tudo na relação, cada um tem que jogar na sua vez, sendo que um nada pode fazer até que o outro jogue.

Esse é um ótimo termômetro da relação. Enquanto ambos estiverem retribuindo tudo, a relação vai bem. Tratar a relação como jogo pode chocar, mas se a vida é um jogo, por que não o amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário